Podemos afirmar com tranquilidade: quanto mais o tempo passa, mais sábio e experiente o ser humano se torna. Mas também é verdade que o tempo pode acabar prejudicando uma parte muito importante da nossa história: a memória.
Para retardar esse efeito, o ideal é exercitar a memória diariamente. E fazer isso é muito mais simples do que parece! Com algumas atividades que podem ser implementadas facilmente no seu dia a dia é fácil estimular a memória. Veremos algumas delas a seguir.
Praticar jogos simples
Não é preciso ir muito longe nem recorrer a equipamentos especiais se você deseja manter a memória ativa na terceira idade. Jogos simples, como os encontrados em revistas, jornais e na internet, são ótimos para exercitar nossas capacidades cognitivas.
Caça-palavras, cruzadinhas, sudoku e quebra-cabeças, por exemplo, são jogos fáceis de encontrar e excelentes para desafiar a memória.
Ler todos os dias
A leitura é um hábito repleto de vantagens. Além de melhorar o vocabulário, a interpretação de texto e ser uma atividade que gera conhecimento e entretenimento, a dinâmica da leitura exige concentração, uma habilidade fundamental para que o cérebro absorva novos conhecimentos e memórias.
Ler diariamente também trabalha a capacidade de gerenciar e resgatar informações. Quando se lê um livro de ficção, por exemplo, é importante guardar o nome dos personagens, suas características e informações que podem ser dadas ao leitor em um momento inicial da trama e mencionadas depois.
E manter essas habilidades sempre em desenvolvimento é fundamental para uma terceira idade mais ativa!
Conversar com amigos e família
O estímulo social também é importantíssimo para manter a memória e a saúde mental em dia.
Além de deixar qualquer um mais feliz, conversar com pessoas queridas é uma oportunidade de estimular o cérebro a receber e interpretar informações, pensar em argumentos, perguntas e outros recursos para manter o diálogo.
Outro fator positivo de conversar com amigos e familiares é pode contar a eles suas melhores histórias, relembrando detalhes dos lugares por onde já passou, pessoas que conheceu e momento que viveu. E quem não gosta de reviver uma boa história, não é mesmo?
Estudar algo novo
O ser humano sempre pode aprender algo novo. Essa é uma capacidade que temos ao longo de toda vida!
Durante a melhor idade, você pode buscar um hobby ou um tema que te atraia e estudar sobre ele. Pode ser um novo idioma, um esporte, uma ciência… O importante é encontrar algo que realmente goste e se dedicar a isso.
Ensinar o que você já sabe também é uma ótima maneira de reforçar e reciclar os seus conhecimentos e também contribuir com o aprendizado de outras pessoas.
Praticar uma atividade artística
Estimular sua criatividade e seu intelecto também são maneiras de, indiretamente, melhorar a memória e saúde mental.
Pensando nisso, é uma boa ideia buscar uma atividade artística que te agrade, como dança, canto, pintura, redação, desenho, costura… Cada uma dessas artes vai te ajudar a desenvolver a criatividade, a atenção, a paciência e também a memória, uma vez que será preciso memorizar os postos do seu crochê, ou os passos da sua coreografia, por exemplo.
Criar desafios no dia a dia
Você também pode exercitar a memória se fazendo desafios diários que mudem sua rotina e te tirem da sua zona de conforto.
Por exemplo, se está acostumado a escovar os dentes com a mão direita, que tal tentar com a esquerda? Ou experimentar um caminho diferente para chegar a um lugar que sempre vai? Ou ainda mudar o local das chaves do carro?
Esse tipo de desafio é excelente para estimular nossa atenção e memória. Só tome o cuidado de respeitar os seus limites e de não fazer nada que possa colocar em risco sua saúde e segurança, ok?!
Com essas dicas, você com certeza vai notar uma melhora significativa da sua memória!