Plano de carreira para servidor público: o que é e como funciona?

Muita gente acredita que não é possível crescer e estabelecer um plano de carreira de sucesso no serviço público. Mas, felizmente, isso não é verdade. 
Assim como acontece nas empresas privadas, os funcionários públicos também podem alcançar salários mais altos, obter mais prestígio e responsabilidades dentro de suas organizações, mesmo sem realizar um novo concurso para uma função diferente. 
Neste artigo, vamos explicar como funciona o plano de carreira para servidor público e como você pode construir uma carreira de sucesso com ações simples! 

Como um servidor público pode crescer 

Normalmente, quem atua no setor público ascende na carreira por conta de sua experiência, do desempenho na função ou de uma proposta de lei. 
Nos dois primeiros casos, o crescimento acontece quando o servidor tem uma bagagem profissional relevante e um bom tempo de carreira, ou quando vem apresentando uma performance exemplar.
Na terceira situação, o crescimento acontece quando o Legislativo aprova uma proposta de lei que tem como objetivo reajustar o salário e as funções do funcionário público. 
Porém, como não é possível mudar de cargo sem passar por um novo concurso (salvo em casos de função gratificada), o crescimento é horizontal. 
Isso significa que o trabalhador permanece atuando na mesma classe, mas pode ter o salário, o prestígio e as responsabilidades alteradas. 
Com a progressão horizontal, a ideia é que o salário do servidor público aumente gradualmente até chegar ao teto de sua função. 

Dicas para montar seu plano de carreira como servidor público

Tenha suas próprias metas: dentro ou fora da carreira pública, o ideal é que o profissional desenvolva seu próprio esquema de metas e monte seu plano de carreira, independente do que a empresa promete. 
Planejar onde quer chegar, quando pretende alcançar o próximo nível e como vai chegar lá torna tudo muito mais simples. 
Trabalhe duro: na maioria dos casos, a progressão acontece por mérito. Isso quer dizer que quanto melhor for a sua performance, maiores são as chances de você conseguir crescer na carreira pública. 
Pensando nisso, se esforce para executar suas tarefas da melhor forma possível, tente não se atrasar, não faltar sem motivos e ser uma pessoa colaborativa, acessível e flexível. Essas características certamente serão fundamentais para tornar seu plano de carreira realidade.  
Seja paciente: em geral, a chance de ter uma progressão demora, pelo menos, 12 meses. Por isso, é importante ter paciência e não achar que você será reconhecido de um dia para o outro. 
Assim como em qualquer outra organização, é preciso de tempo para demonstrar qualidade, consistência e empenho. 
Porém, isso não quer dizer que você deva esperar que a progressão “caia do céu”. Fique atento a qualquer oportunidade interessante e esteja sempre inteirado sobre o seu mercado para garantir que quando uma chance de crescer surgir, você vai aproveitá-la. 
Se interessa pelo serviço público? Gostaria de outras dicas sobre esse assunto? Então, aproveite para conhecer o nosso blog e deixe suas sugestões de outros temas nos comentários! 

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